top of page
Destaques

Ano novo chinês e suas curiosidades


O Ano Novo Chinês é também conhecido como o Festival da Primavera, Na China, você ouvirá o nome chunjie (春节) ou o Festival da Primavera mais especificamente. Ainda é muito invernal, mas o feriado marca o fim dos dias mais frios. As pessoas apreciam a primavera e o que ela traz: plantio e colheitas, novos começos e recomeços.

Você também pode chamá-lo de Ano Novo Lunar, porque países como Coreia do Norte, do Sul e Vietnã comemoram também. E porque o Festival da Primavera vai de acordo com o calendário lunar.

De acordo com o calendário lunar, o Festival da Primavera é no dia 1 de janeiro e dura até o dia 15 (a lua cheia). Ao contrário dos feriados ocidentais, como o Dia de Ação de Graças ou o Natal , quando você tenta calculá-lo com o calendário solar (gregoriano), a data está em todo lugar.

O Ano Novo Chinês vai de 21 de janeiro a 20 de fevereiro. Em 2019, ocorre em 5 de fevereiro.

O calendário lunar ainda é realmente importante na China, embora tenha se mudado oficialmente para o calendário gregoriano como o resto do mundo. Todos os feriados tradicionais e dias como o Solstício de Inverno são comemorados. Algumas pessoas ainda calculam seus aniversários e idades de acordo com o calendário lunar também!

O Festival da Primavera era originalmente um dia cerimonial para rezar aos deuses por uma boa temporada de plantio e colheita. Como uma sociedade agrária, a colheita era tudo. As pessoas também oravam a seus ancestrais, pois eram tratados como deuses

Mas os mitos são muito mais interessantes. Segundo uma lenda, havia um monstro chamado Nian (年) . Isso aconteceria a cada véspera de Ano Novo. A maioria das pessoas se escondia em suas casas. Mas um menino foi corajoso o suficiente para lutar contra ele usando fogos de artifício. No dia seguinte, as pessoas comemoraram sua sobrevivência disparando ainda mais fogos de artifício. E essa prática tornou-se uma parte crucial do Festival da Primavera.

O maior número de fogos de artifício acontece no mundo naquela noite

Como no mito sobre Nian, os fogos de artifício devem assustar os monstros e azar. Então as pessoas ficam acordadas na véspera de ano novo chinês e disparam fogos de artifício à meia-noite. De manhã, fogos de artifício são usados ​​novamente para receber o novo ano e boa sorte.

Naquela mesma noite, as famílias também queimam dinheiros falso e imprimem barras de ouro em homenagem aos seus entes queridos falecidos. Semelhante ao feriado coreano de Chuseok ou às tradições mexicanas do Dia dos Mortos , eles acreditam que as ofertas trarão fortuna e boa sorte aos seus antepassados ​​na vida após a morte.

(mas às vezes é ilegal)

Devido a razões de segurança e preocupações com a poluição do ar, muitas cidades chinesas proibiram fogos de artifício. Mais de 500 cidades também têm restrições.

Mas muitas pessoas não se importam e fazem isso de qualquer maneira. Pequim proibiu os fogos de artifício por 13 anos. A proibição foi suspensa em 2006 por causa do público enfurecido.

Se você estiver na China durante esse período, provavelmente será capaz de ouvir e ver as explosões por pelo menos 3 noites (e isso pode durar semanas).

É o feriado mais longo do mundo

O Festival da Primavera é tecnicamente de 15 dias. Mas as comemorações começam na véspera de Ano Novo (chegando a 16 dias). Você também pode dizer que a temporada de férias começa no (lunar) dezembro com o Festival Laba (腊八 节 - la bā jié) . São cerca de 40 dias de celebrações!

, você passa mais tempo com sua família e só pode sair depois do 5º dia. É um feriado nacional ( claro, caso você morar lá ). A grande maioria das lojas está fechada também.Tradicionalmente

Então, no mês anterior, as pessoas vão comprar nian huo (年货), ou mais precisamente produtos de Ano Novo. Os chineses estocam suprimentos para cozinhar, lanches , presentes , roupas novas e muito mais.

O Festival da Primavera provoca uma grande migração de pessoas pra lá

A parte mais importante do Ano Novo Chinês é a reunião de família. Todos deveriam voltar para casa para o jantar da véspera de Ano Novo.

Mas como na China moderna, a maioria dos pais idosos vive em aldeias rurais enquanto seus filhos trabalham nas cidades. A migração para casa e para ir de férias é chamada chunyun (春运) ou Spring Migration.

Além disso, tem que comprar bilhetes de trem 60 dias antes. Isso leva a uma corrida louca pois se esgotam facilmente. Em 2015, as estatísticas mostraram que cerca de mil ingressos foram vendidos a cada segundo.

Jovens solteiros contratam namoradas/namorados falsas para levar pra casa

Você conhece esses parentes intrometidos durante o Dia de Ação de Graças? É ainda pior na China. Especialmente desde que ter filhos e passar o nome da família é uma das partes mais importantes da cultura chinesa.

Alguns solteiros desesperados recorrem a um namorado ou namorada falsa para levar para casa. Aqueles que não podem (ou não querem) ir para casa podem se alugar para alguma outra família e ganhar dinheiro extra.

Não é permitido tomar banho

Não tomar banho, varrer ou jogar fora o lixo!

Apenas no dia seguinte.

Crianças recebem dinheiro da sorte em envelopes vermelhos

Também chamados de pacotes vermelhos ou bolsas, eles incluem dinheiro. Este dinheiro deve ajudar a transferir a fortuna dos mais velhos para as crianças. Eles também podem ser dados entre chefes e funcionários, colegas de trabalho e amigos.

Com o desenvolvimento da tecnologia, os bolsos digitais digitais são a tendência agora. As pessoas gostam de mandar uma para as outras em conversas em grupo. Isso é chamado de qiang hongbao (抢 红包) , ou literalmente “arrebatar bolsos vermelhos”.

Sobremesas chinesas de Ano Novo têm significados especiais

Muitas culturas têm alimentos simbólicos, como o bolo Yule Log. Mas muitas sobremesas chinesas de Ano Novo têm significados especiais por trás delas. E é principalmente trocadilhos no nome.

Tome o tangyuan por exemplo. Literalmente significa “bolas de sopa”. Mas soa como tuanyuan (团圆) , que significa reunião. Portanto, não é surpresa que seja uma sobremesa popular durante o Ano Novo Chinês.

Nian gao (年糕) é um tipo de bolo de arroz. Simboliza o sucesso a cada ano.

Fa gao (发糕) é um híbrido de bolos e muffins. As pessoas tingem as cores festivas. O fa é o mesmo que em fa cai (发财) , que significa “ficar rico”. E todo mundo quer isso!

To quase indo pra lá

Há vinho especificamente para o Festival da Primavera

O povo chinês adora beber. Há um ditado que diz que não há maneiras e / ou etiqueta sem vinho. Isso significa que você precisa ter vinho para cada cerimônia, festa ou jantar importante.

Há vinho para jantares de noivado, casamentos, aniversários ... e, claro, o Festival da Primavera. Com uma cultura de vinhos tão rica, não é surpresa que haja um monte de jogos de bebida

Quando você está comendo com alguém mais velho do que você, como é o caso dos jantares de Ano Novo, você precisa seguir regras estritas de brindar à etiqueta. Eles incluem a ordem de brindes, assentos, como você segura o copo de vinho etc. etc.

Os chineses decoram tudo de vermelho para o ano novo chinês

Cada família vai decorar suas casas nesta cor. Você se lembra da história sobre Nian? Foguetes não são a única coisa que assustou o monstro. O vermelho também é uma arma inestimável e usado em quase todas as decorações do Ano Novo chinês .

Os chineses pendurarão lanternas vermelhas e fileiras de pimentas (reais ou falsas), colarão papel vermelho em portas e janelas e muito mais!

Acredita-se também que roupas novas tragam boa sorte e recomeçam de novo. As pessoas vão adicionar novas roupas vermelhas ao guarda-roupa do Festival da Primavera também.

Todos os anos tem um animal do zodíaco

Horóscopos ocidentais incluem 12 zodíacos, um para cada mês. Há 12 zodíacos chineses também, mas o animal é para o ano inteiro.

2019 é o ano do porco . Alguns dos animais (como Rato, coelho, cachorro e Porco) são normalmente populares na cultura chinesa. Mas como um zodíaco, suas características positivas são concedidas a pessoas nascidas naquele ano.

Eles desempenham um papel muito maior do que nas culturas ocidentais. Seu animal pode decidir sua carreira, saúde e sucesso nos relacionamentos. Certifique-se de descobrir qual animal do zodíaco você é!

Seu ano no zodíaco é considerado azar depois de 12 anos

Seu ano de benção ou seja nascimento (b 年 - běn mìng nián) é o ano do seu animal do zodíaco. E do ciclo de 12 anos, é o mais azarado para você.

Durante este ano, sua arma de defesa é a cor vermelha. Assim como você pode decorar sua casa em vermelho para proteção e fortuna, você também pode usar roupas vermelhas. Muitas pessoas usarão roupas íntimas vermelhas todos os dias do ano. Outros adicionar camisas vermelhas, calças, jóias, palmilhas e muito mais!

Você fica 1 ano mais velho no Festival da Primavera

Na China, você tem uma idade “real” (sh 岁 - shí suì) e uma idade nominal “falsa” (虚岁 —xū suì) . A idade real é aquela que todos conhecemos. Você aumenta um ano a mais no seu aniversário. A idade nominal, no entanto, aumenta com o Festival da Primavera.

A saudação de ano novo em chinês é “xin nian kuai le”

A frase significa literalmente “Feliz Ano Novo”. Mas em Hong Kong e outras regiões de língua cantonesa, é mais comum dizer “gong hei fat choy”. Em mandarim, é “gong xi fa cai” (恭喜 发财) . Significa "parabéns pela fortuna".

Se você conferir outras saudações ou bênçãos , verá que a maioria é sobre:

Colheitas abundantes

Riqueza e fortuna

Comida, dinheiro e saúde são coisas que todos querem. Passar o nome da família é de extrema importância. Essa é uma das razões pelas quais a China tem uma população tão grande.

Ano Novo Chinês termina com o Festival das Lanternas

A primeira lua cheia do ano (lunar) é o Festival Yuanxiao (元宵节 - Yuán xiāo jié) ou o Festival das Lanternas (灯节 - dēng jié) .

Antigamente as meninas não podiam se aventurar fora sozinhas. Mas nesta data, elas podiam andar por aí, olhando a lua e olhar para as belas lanternas. Por causa disso, também é conhecido como o Dia dos Namorados na China.

Tags
Nenhum tag.
bottom of page